quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Oba


É uma Orixá cósmica cujo elemento original é a terra, pois ela é orixá telúrica por excelência e atua nos seres através do terceiro sentido da vida, que é o conhecimento. Desenvolve o raciocínio e a capacidade de assimilação mental da realidade visível. Atua mais no campo religioso atraindo e paralisando o ser que está se desvirtuando, justamente porque assimilaram de forma viciada os conhecimentos puros. Atuando na linha da fé, paralisa as pessoas que estão ensinando falsas verdades religiosas ou induzindo outros a darem mal uso ao que aprenderam sobre magias. Quando o ser já foi paralisado e teve seu emocional descarregado dos conceitos falsos, aí ela o conduz ao campo de ação de Oxóssi, que começará a atuar no sentido de redirecioná-lo na linha reta do conhecimento.
Se nossa mãe Obá já recolheu boa parte de seus filhos encantados que se espiritualizaram, outros ainda estão evoluindo nos dois lados da dimensão humana. Muitos dos seus filhos são alguns dos mais silenciosos exus e das mais discretas pomba giras, dos mais aguerridos caboclos e caboclas, resolutos nas suas ações, precisos nos seus conselhos. Quando sentem que o conhecimento que trazem não é assimilado por seus médiuns ou pelas pessoas que os consultam, não são de muita conversa.
Suas cores são o rosa coral, magenta ou terroso, parecida com a argila, e o verde escuro pois vibra também o elemento vegetal de OXÓSSI que é o orixá que a contrapõe. Suas guias de contas são nas cores rosa coral, magenta, terroso com faixa na cintura das mesmas cores.
Suas oferendas, quando solicitamos seu amparo, sua ajuda justa são: o coco verde, vinho licoroso tinto, água com hortelã macerada, mel ou açúcar , flores do campo, velas brancas, velas verde escuro e velas magenta, terrosa ou marrom.
Água de OBÁ para lavagem de cabeça (amaci): água de rio com pétalas de rosa branca e folhas de alecrim maceradas e curtidas por 24 horas.



Sincretismo Joana Darc.
Ervas para banho de descarrego: Peregun roxo, Alecrim, Valeriana, confrei, cravo da índia, eucalipto, manjericão roxo..
Amalá para Oba: 7 velas rosa, água mineral, Feijão cozido, azeite de dendê e farinha de mandioca no e camarão no alguidar, enfeitado com flores.
Frutas: Maçã, melancia, morango, banana da terra, framboesa e manga rosa.
Local de entrega: Conga do terreiro, beira do rio.