quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ogum


É o Orixá das guerras, das batalhas, das demandas. É o deus do ferro (ferreiros) da guerra (militares) e da tecnologia (engenheiros). Comandante de um numeroso exército que luta para defender os mais fracos e as injustiças sociais. Patrono das artes manuais, cujos utensílios usados são de ferro.
Na mitologia africana, Ogum é um homem que deixa a casa de Oxalá para viver aventuras da guerra, pelas quais se sentia bastante atraído. Casou-se com Iansã, passando a habitar entre os homens, sempre envolvido com as grandes batalhas.
Ogum pode se manifestar em diversas modalidades, linhas e falanges, conforme o ritual executado: da água, das almas, falanges cruzadas, da terra e da linha dos Caboclos: Ogum Megê, Ogum Naruê, Ogum da Ronda, Ogum Sete Espadas, Ogum Beira Mar e outros.
Suas cores são o verde, vermelho e branco. Os filhos de Ogum usam guias com contas vermelhas e brancas e faixa na cintura vermelha. Sua saudação na casa é Ogunhê.
A oferenda para Ogum são sete pedaços de melancia são oferendas a Ogum velas brancas e vermelhas; cerveja, vinho tinto licoroso; flores diversas como a palma vermelha e cravos, depositados nos campos, caminhos, encruzilhadas.
Os banhos de Ogum variam de acordo com a necessidade do assistido (consulente) e servem para descarrego, abre gira, desmanche de trabalhos e abertura de caminhos.

No sincretismo religioso Ogum é representado por São Jorge na Umbanda. Rege o chacra umbilical. Está na posição vibratória do corpo astral, das emoções fortes e passionais. Energia eólica (ar). Água de Ogum para lavagem de cabeça (amaci): água de rio com espada de São Jorge e curtidas por sete dias. O Orixá que contrapõe é IANSÃ. Dia da semana: terça-feira. É homenageado em 23 de abril.



Sincretismo São Jorge.
Ervas para banho de descarrego: Aroeira, Pata de vaca, carqueja, losna, comigo ninguém pode, folhas de romã, espada de São Jorge, lança de Ogum.
Amalá para Ogum: 7 velas vermelhas, cerveja branca no coité, 1 charuto, amendoins torrado ou feijão fradinho cozido, frutas pedaços de melancia e manga.
Frutas: Melancia, graviola, maçã, ameixa.
Local de entrega: Conga do terreiro, campina, trilho de trem.