quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Oiá Tempo Ou Logunam


É a orixá do tempo, a cronologia divina, o meio onde tudo se realiza. Preferencialmente atua no campo religioso. Alguns confundem oiá com iansã e outros as unem numa só divindade, surgindo oiá-iansã, senhora do tempo, dos raios e das tempestades. Mas isto não é correto pois são duas divindades distintas. Mãe oiá atua na ordenação da religiosidade dos seres, no campo da fé, fluindo todos no campo da contínua evolução. Atua sobre os descrentes, blasfemadores, mercadores, fanáticos e enganadores da boa fé alheia, desmagnetizando o mental desvirtuado, anulando suas faculdades, paralisando seu emocional e esvaziando-o em todos os sentimentos capitais.
Aprecia ser cultuada nos espaços abertos, ao contrário de oxalá que aprecia ser cultuado no interior dos templos.
Deve-se saudar oiá no tempo, que tanto pode ser o espaço ao redor do templo, como o jardim de casa. Também deve-se pedir suas bênçãos, seu amparo divino e sua proteção cósmica e poderosíssima firmando para ela uma vela branca e outra azul escuro, a fim de nos isolar e proteger dos eguns que vivem soltos no tempo.
São oferendas para oiá sete velas brancas, sete velas azul escuro e sete velas pretas, com cada uma das cores formando o vértice de seu triângulo de forças, que deve estar com o vértice branco voltado para quem a está oferendando. Após firmar as velas, partir um coco seco e colher sua água. Depois deposite a água dentro de uma das partes do coco e acrescenta-se licor de anis, que é sua bebida ritual. Partir um maracujá maduro ao meio e colocá-lo ao lado do coco. Após, fazer sua oração. Suas guias de contas são azul escuro e branco com faixa na cintura azul escuro.
O orixá que contrapõe é oxalá.
Água de oiá para lavagem de cabeça (amaci): água de chuva com folhas de eucalipto e pétalas de rosa amarela maceradas e curtidas por sete dias.

Sincretismo: santa clara.
Ervas para banho de descarrego: eucalipto, alecrim e anis.

Ervas para banho de descarrego: eucalipto, alecrim e anis.
Amalá Para Logunan: 7 Velas Azul Escuro, Água Mineral, Canjica Branca Cozida Com 7 Anis Estrelado, E Flores Do Campo.
Frutas: Laranja, Uva, Caqui, Amora, Fi­go, Romã, Maracujá Azedo.

Local De Entrega: Conga Do Terreiro, Campo Aberto E Limpa.

Saudação: Salve o tempo