quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Oxalá


OXALÁ O Grande Orixá- no sincretismo religioso simboliza JESUS. Representa a paz universal, o amor ao próximo e o perdão eterno aos inimigos. A fé é o atributo principal de OXALÁ. Seus filhos usam guias de contas brancas e faixa na cintura branca. Seu símbolo é uma pombinha branca que abre suas asas sobre a humanidade, lançando no coração de cada filho a energia do amor, da união, e da fé. Nos pontos riscados é representado por uma estrela de cinco pontas ou pentagrama.
Seus metais são a prata e a platina. Suas pedras são o diamante, a esmeralda, o marfim.
Seus perfumes são o lírio, alfazema, colônia, cálamo aromático. Seu talismã são fios de miçangas brancas leitosas. Sua oferenda é canjica branca cozida com caldo, que deve ser colocada em um prato branco com pedaços de rosas; velas brancas, frutas, coco verde, mel e flores. Os locais para as oferendas são bosques, campinas, praias limpas, jardins floridos. Rege o chacra coronário estando relacionado ao corpo mais superior do espírito, o sétimo corpo espiritual, o corpo átmico, segundo o setenário espiritualista. Suas vibrações ocorrem na energia espiritual.

Água de Oxalá para lavagem de cabeça (amaci): água de fonte com rosas brancas e folhas de manjerona maceradas e curtidas por 24 horas. O Orixá que se contrapõe é OIÁ. Dia da semana domingo. É homenageado em 25 de dezembro.

Sincretismo: Jesus Cristo.
Ervas para banho de descarrego: Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Coentro, Gerânio  Branco, Arruda, Erva Cidreira, Alecrim do Mato, Hortelã,  Alevante, Erva de Oxalá (Boldo), Folhas  de Girassol, flores brancas.
Amalá para Oxalá: 7 velas brancas, água mineral, canjica branca dentro de alguidar de louça  branca, e flores brancas.
Frutas: Pera, uvas brancas. coco verde.
Saudação: Epa Babá Oxalá

Local de entrega: Conga do terreiro, campina limpa, ou junto de um amalá de Iemanjá na praia ou beira de rio.


Oração ao nosso Pai Oxalá

Deus, de infinita bondade, não permita que eu desista da caminhada. Daí-me forças pra sobreviver em meio a tantos desencontros.

Permita-me seguir a luz que me leva ao caminho certo, mesmo que os atalhos me mostrem um falso colorido.
Ajuda-me a conseguir realizar o que me propus: Conseguir levar harmonia aos meus irmãos, levar sempre um sorriso nos lábios para contagiá-los, ter o calor nas mãos para aquecer o frio dos que estão em solidão, ter o brilho nos olhos para indicar o caminho a quem estão sob minha guarda, mesmo que meu desejo seja chorar.
Que sua benção possa envolver o coração daqueles que me rodeiam, e possam sentir minha verdadeira luta pela paz, para o entendimento e para a harmonia entre todos.
Quero chegar no meu momento, que só Vós conheceis, e poder dizer: Pai, daqueles que me confiastes durante a minha caminhada ... não perdi nenhum.
Que nossos amados Orixás, em sua infinita bondade, possam estar sempre nos abençoando, cobrindo-nos com seus mantos sagrados, orientando e protegendo de todas as adversidades da vida, tanto materiais como espirituais, dando-nos muito amor, paz, união, humildade, discernimento, compreensão, sabedoria, saúde e prosperidade. 

Assim seja, muito Axé!